sexta-feira, 4 de setembro de 2009

BISPO DE PERNAMBUCO VISITA BREJO EM 1836


O Bispo de Pernambuco, Dom João da Purificação Marques Perdigão, esteve no Brejo da Madre de Deus, em novembro de 1836, cumprindo o "Itinerário da 4ª Visita", conforme relata a Revista Trimestral do Instituto Histórico, Toma LX, 1ª Parte, que diz:
Dia 23 de novembro de 1836:
"Dia 23 - Sahí d'este engenho pelas 5 horas da manhan em direcção ao Brejo da Madre de Deos, villa e cabeça de comarca, onde cheguei pelas___e meia da mesma manhan, vindo ao meu encontro alguns cavalleiros, e feita a oração na Matriz, fui hospedado pelo Padre Marinho Falcão, que me assegurou ser feita a despeza da minha hospedagem pelo Vigário e o Tenente-Coronel Cordeiro. Recebí várias vizitas das principais autoridades e outras pessoas.
Dia 24 - Abri a vizita pelas 10 horas conduzido à Matriz por alguns homens vestidos de opa. Contou-se o TE DEUM, porém o offício da vizita ao qual assistio o Vigário, o Padre Falcão e Frei João do Lado de Christo, franciscano que n'esta Villa encontrei fazendo as vezes de Coadjutor, visto que o Pároco, já maior de 70 annos e trêmulo, não pôde curar toda a Freguezia. Examinando a igreja, apenas achei decente o Sacrário e algum paramento. Quanto aos mais utensílios mui indecentes por falta de cuidado e zelo do Pároco, acerca de cujo objecto prudentemente o advertí, e recomendei ao dito Falcão, professor público, tomasse todo o cuidado em reparar aquella falta, esforçando-se, por todos os meios ao seu alcance, no conserto da Matriz e no decoro do culto. De tarde não crismei, porque não houve a quem administrar este Sacramento.
Dia 25 - Tomei informações do Vigário para me certificar de algum mal encaminhado a fim de admoestar. Chamei o dito Frei Joaõ do Lado de Christo na persuaçãoo que ali estava com a devida licença, e fiscalizando os seus papéis, fiquei duvidozo sobre a dita licença, determinando certificar-me logo que chegasse ao Recife. De tarde crismei na Capella algumas pessoas.
Dia 26 - Recebi visitas das autoridades, e de tarde crismei pelas 6 horas quazi 200 pessoas.
Dia 27 - Celebrei particularmente na Matriz pelas 8 horas, e depois me apareceo um homem do Páo dos Ferros supplicando a dspensa do cunhadio, e como justamente lhe negasse me offereceo por trez vezes dois cartuchos de dinehiro, pretendendo que eu aceitasse para a concessão da despensa, e como eu o repellise, notando-lhe esta ouzadia, continuou na demnonstração do dezejo que tinha que eu aceitasse os taes cartuchos, ainda que não concedesse a despensa. E conhecendo eu a sua velhacada, o admoestei como convinha sobre tal objecto, para que elle ecolhesse outra esposa. De tarde crismei pelas 5 horas e meia quazi 600 pessoas, com a prática no fim, declamando contra os adultérios, furtos, assassínios, etc., como em todas as occaziões tenho praticado, instruindo igualmente os povos nos deveres para com Deos e o próximo, e exercitando-os à observancia dos preceitos da Santa Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário