terça-feira, 15 de setembro de 2009

DR. ULISSES GUIMARÃES EM CARUARU

Dr. Ulisses Silveira Guimarães, foi um baluarte na luta pela redemocratização do Brasil depois do golpe militar de 1964. Fez uma verdadeira peregrinação pelo País levando a sua mensagem pelo retorno da liberdade democrática e o estado de direito, isto num momento de cerceamento da cidadania e justiça inerente ao ser humano. Foi destimido e competente. Numa dessas peregrinações esteve em Caruaru-PE para manter contato com as lideranças políticas locais, destacando-se a família Lyra (João Lyra Filho-Prefeito e Fernando Lyra, Deputado), e havia sido agendada uma entrevista no programa de grande audiência regional que se realizava na então Rádio Difusora de Caruaru, do sistema Jornal do Commercio do Recife, programa intitulado "Cara à cara", que vinha entrevistando personalidades políticas toda a semana, a exemplo do ex-Governador Cid Sampaio, Fernando Coelho, Germano Coelho, Jarbas Vasconcelos, João Lyra, etc. com o renomado Líder Dr. Ulisses Guimarães, e eu estou muito à vontade para falar desse acontecimento histórico porque dos três entrevistadores convidados pela direção da mencionada emissora de Rádio, era um deles,(os outros dois eram Carlos Pinheiro e Gentil funcionário do Banco do Brasil) o que já vinha fazendo desde o início do programa "Cara à cara".
E por volta das 13 horas iniciamos a entrevista/debate que durou cerca de uma hora e meia, tendo sido maravilhosa no que se refere ao nível aplicado, a ponto do Dr. Ulisses afirmar públicamente que a Rádio Difusora e os entrevistadores foram acima de grande radialistas de grandes emissoras do Sul e Sudeste do Brasil.

Ao despedir-se de nós entrevistadores, agradecendo com fidalguia, voltou-se para mim e na presença de Fernando Lyra e dos demais poíticos nacionais e estaduais que o acompanhavam, disse:

"Thaumaturgo, você está convidado por Ulisses Guimarães para tomar um cafezinho no Planalto comigo quando eu assumir a Presidência da República. Fernando Lyra me cobrará. Isto é palavra de Ulisse Guimarães."

Apertou a minha e viajou. Dois dias depois recebí dele um telegrama agradecendo a atenção. Meses depois, tendo o então Presidente da República viajado ao Exterior o Dr. Ulisse Guimarães assumia a Presidência da República por 10 ou 12 dias, não recordo bem, e no dia seguinte o Deputado Fernando Lyra telefona-me dizendo para eu ir à Brasília e com ele tomar o "cafezinho" que Dr. Ulisse falara, que ia mandar a passagem aérea. E eu, burramente, me recusei, embora o Dr. Fernando Lyra tenha insistido. Não fui e me arrenpedí. Era um fato histórico, pois Dr. Ulisses era um mito nacional. Que Deus o tenha na Mansão dos Justos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário