quinta-feira, 10 de setembro de 2009

GUSTAVO FALCÃO - UM BENFEITOR DO BREJO


O Sr. Gustavo Marinho Falcão foi na realidade um brejense ilustre que prestou assinaláveis serviços públicos no âmbito sócio-cultural e educacional doando-se a tudo aquilo que diziam respeito ao engrandecimento do Brejo da Madre de Deus, honrando os princípios da moralidade e respeito aos semelhantes.

"Com apenas 19 anos, em 1914, o jovem Gustavo era nomeado Capitão de Cavalaria da Guarda Nacional pelo então Presidente da República Wenceslau Braz. Ingressando na política foi eleito Conselheiro Municipal nas Eleições de 17 de julho de 1925, para o triênio 1925 a 1928, quando obteve grande votação.

Nas Eleições de 30 de Setembro de 1928, foi eleito Sub-Prefeito.

Com a Revolução de 1930 passou a exercer o cargo de 1º Suplente de Juiz Municipal a partir de 6 de novembro de 1931, nomeado pelo Interventor do Estado, Dr. Carlos de Lima Cavalcanti.

Em 16 de agosto de 1934 foi nomeado Prefeito do Município.

Quando aconteceram Eleições em 21 de abril de 1936, após o período revolucionário, foi eleito Prefeito e para isto diplomado em 12 de agosto de 1936.

Acontecendo o Movimento do Estado Novo no País, ele foi outra vez nomeado Prefeito em 16 de dezembro de 1937 pelo então Interventor do Estado Agamenon Magalhães e, assim permaneceu até 1942 quando pediu demissão.

Até a presente data, foi o brejense que esteve por maior período de tempo à frente da Prefeitura. Afastando-se da política, ainda assim mereceu a confiança dos governantes, sendo nomeado pelo Sr. Governador do Estado, como Suplente de Juiz de Direito, com mandato de 2 anos a partir de 26 de novembro de 1954. Ainda em 13 de março de 1964 foi nomeado Adjunto de Promotor, função da qual foi exonerado, a pedido, em 26 de abril de 1968. Voltou às suas tarefas de chefe-de-família e comerciante, após ter se dedicado ao seu Município por 43 anos consecutivos, sempre procurando elevar o nome da terra que lhe serviu de berço e que ele tanto amava, respeitando aos seus adversários políticos e colocando acima e todos os seus interesses pessoais, a promoção do bem comum, o bem da gente que sempre o considerou e cuja amizade sempre foi o seu orgulho. (Extraído da Monografia "Reverenciando A Memória do meu Pai no Centenário do seu nascimento."

Na obra do escritor sertanejo e pernambucano Luiz Wilson intitulada "Roteiro de Velhos e Grandes Sertanejos", no Volume III, à pagina 1124 ele diz:

" A Família FALCÃO, antiquíssima em Portugal, conta-se que ali teve origem em João Falcão, Capitão inglês que foi acolhido pelo Mestre de Avis (Dom João I, que reinou de 1385 a 1433), a quem prestou serviços.

Em Pernambuco, em outra época, além de Pedro Marinho Falcão (que serviu na Guerra Contra os Holandeses como Capitão, sendo promovido mais tarde a Mestre-de-Campo e que casou com D. Brites de Mello), viveu também André da Rocha Falcão, fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem de Christo e ainda Capitão na Guerra Contra os Holandeses, casado com D. Maria de Sousa Dantas.

O tronco da família, entre nós, diz-se ter sido o mesmo da Família MARINHO:--- Vasco Marinho Falcão, que era português do Minho, de onde veio para Pernambuco, casando aqui com D. Inês Lins, filha de Cristóvão Lins, da Baviera (Povoado de Porto Calvo, Alagoas), e de Adriana de Holanda, filha de Arnáu de Holanda e de Brites Mendes de Vasconcelos." "Armas: em campo azul, três bordões de Santiago, de prata, com os nós vermelhos e ferrados de ouro, pontas em pala."

O DISCURSO DO PREFEITO GUSTAVO MARINHO FALCÃO:

Oito anos antes do falecimento do Sr. Gustavo Marinho Falcão, que ocorreu no dia 27 de junho de 1973, fizemos uma entrevista com o mesmo para o SUPLEMENTO DO INTERIOR, do Jornal do Commercio, do Recife, que foi publicado no dia 20 de novembro de 1985, e após a entrevista consegui do mesmo cópia de uma Mensagem Governamental que o mesmo fizera como Prefeito perante à Câmara de Vereadores de então, isto no mês de fevereiro de 1937, nos seguintes termos:

"Comparecendo, hoje a instalação dos trabalhos desta Câmara, que se reúne em Sessão Ordinária, cumpre-me felicitar os Senhores Vereadores pela maneira honroso e eficiente que se vêm desobrigado dos relevantes deveres, satisfazendo plenamente, trazendo francos proveitos à vida do Município. Depois, quero, de acordo com a Lei vigente, submeter ao criterioso julgamento dos Senhores congressistas o que se prende ao movimento desta municipalidade, no decurso do ano próximo passado, para que vós, investidos de poderes especiais, possais transmitir aos que lhes delegaram tais incumbências, do empenho e moralidade que vem adotando a Administração Municipal, no que se refere aos interesses coletivos. Em 15 de Agosto, assumindo a direção dos destinos desta Prefeitura e constatando da não lisonjeira atenção en que se debatia, financeiramente, este Município, não tive a menor isenção de ânimo, pois o peso veio substituir a timidez natural dos iniciantes, pela coragem robustecida dos experientes e militantes. Entregando-me à nova ordem dee cousa, consegui realizar o que passo a esclarecer:
regularizei as condições do funcionalismo Municipal, dotei a Prefeitura de um mobiliário mas recomendável, cuidando em seguida da limpeza da cidade que oferecia um aspecto nada condizente do nosso foro de civilização. Ligando a "Fonte Nossa Senhora de Lourdes" à Sede por estrada de rodagem, foi uma das realizações que vieram dar certo vulto a presente gestão, uma vez que aquele manancial se tornava um ponto de grande convergência, visto se tornarem conhecidos os efeitos terapêuticos das suas águas. No Cemitério Público da cidade, fiz aumentar-lhe a área, a qual já se acha murada e devidamente cuidada.

Voltando às vistas à Zona fértil do Município, denominada de "brejos", a fim de acutelar interesses gerais, ali se acham em franco andamento os trabalhos duma estrada que nada tem a desejar, iniciados em fins de 1936. No perímetro da cidade, adquirido pela importância de QUATRO CONTOS DE RÉIS o Sítio contíguo ao prédio da Cadeia e transformando-o em PARQUE PÚBLICO, julgo não haver exagero em adiantar que essa aquisição veio oferecer conforto bem considerável às pessoas residentes nesta localidade, deixando assim na vida do nosso velho rincão um traço indelével da atual Administração. Em seguida, tendo efetuado o pagamento a Empreza Electrica de doze meses atrasados de eneria gasta com o fornecimento de luz à Sde Municipal, providenciei nova distribuição de lâmpadas que veio concorrer para sua melhor iluminação.

Foi ainda no exercício do ano findo que dei começo ao cais destinado a proteger a cidade contra enchentes do riacho que desce da Serra da Bengala, cujos trabalhos já se acham ultimados. No tocante à instrução pública, para a qual estão reservados mais de 20% da receita municipal, convém declarar que a mesma tem merecido da atual Administração o máximo carinho. Dando-lhe um Diretor Geral a quem está afeta a sua parte técnica, cabe-me salientar os serviços desse auxiliar, dispensando à causa do Ensino ministrado no Município a sua valiosa e propícia cooperação. Para aquilatar o interesse que volto ao magno problema, é oportuno frisar que já se acham incorporados ao Patrimônio desta municipalidade, dois prédios, para o funcionamento das Cadeiras "Coronel Capitulino Marinho" e "Barão de Cimbres", localizadas respectivamente na Fazenda Cacimba de Pedro e Povoado de Passagem. Aos Distritos, também, as minhas vistas vêm se alongando até lá, tendo executado entre outros melhoramentos, o serviço de placas na próspera Vila de Jatobá e na florescente Vila de Fazenda Nova, além desses trabalhos, comprei o material preciso para a construção do novo Cemitério Público, tendo sido já na minha gestão que se deu a conclusão do Plano de Expansão na mesma Vila, confiado ao Sr. Francisco Clímaco, Engenheiro designado pelo Departamento das Municipalidades.

Para custear as despesas com os referidos empreedimentos tive, como é lógico, de abrir alguns Céditos Suplementares, Complementares e um Especial, visto que não só haver nem menos arrecadado no Orçamento de então, como se depreende das contas que documentadamente fiz encaminhar a esta lúcida Assembléia, a fim de se manifestar quanto às mesmas os seus ilustres e probos componentes.

Concluindo, quero deixar bem patente o empenho e boa vontade de que estou possuído para em colaboração convosco, lutar em prol desta terra de "riquezas inexploráveis" que, entregue ao mais revoltante esquecimento no regime passado, vem recebendo do Governo do Exmo. Sr. Dr. Carlos de Lima Cavalcanti inestimáveis benefícios, culminando na sua recente resolução de mandar incluir no Plano das Obras, a se procesarem em diversas parte do Estado, a estrada São Caetano a Brejo, passando nas Fontes Termais de Fazenda Nova, a maior aspiração de todos os brejenses e para que denodadamente vem se esforçando o nosso digníssiomo conterâneo Dr. Adalberto do Rego Maciel. Obrigado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário