sábado, 5 de setembro de 2009

HISTÓRIA DE BEZERROS - APLAUSOS PARA RONALDO


CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA AMPLIAR





















Embora tardiamente, mas os bons registros sempre são oportunos, quero consignar os mais efusivos aplausos ao amigo Jornalista, Municipalista e Escritor de escol RONALDO JOSÉ SOUTO MAIOR.

Ninguém poderá contar a História do Município de Bezerros, neste Estado, sem mencionar o nome e os trabalhos de Ronaldo Souto Maior, pois com tenacidade, digo mesmo com sacrifícios pessoais, com espírito de renúncia e até de perdão, sempre pautou pelo amor a sua gente e seu querido rincão. Ronaldo merece os melhores aplausos, especialmente pela obra editada sob o título "BEZERROS SEUS FATOS E SUA GENTE" (Volume I).

Poucas pessoas sabem o quanto é difícil pesquisar a história de um povo, lendo e examinando milhares de páginas de documentos antigos nos Arquivos na maioria desorganizados da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Paróquia, de Cartórios e Arquivos particulares, além dos depoimentos de pessoas idosas que sabem de algumas informações familiares, e ainda em documentos vários de Bibliotecas diversas, tudo isto para ter um livro completo e elaborado com seriedade e competência como Ronaldo Souto Maior tem se conduzido nessa sua árdua e ao mesmo tempo prazerosa tarefa que consiste resgatar e enaltecer os acontecimentos históricos da sua amada terra: BEZERROS. Sem esses registros, a história Local socumbe e com ela a história de um povo, pois um povo sem história é um povo falido. Um dia, talvez, acredito que sim, haverá um busto ou uma estátua em Praça Pública de Ronaldo, para fazer justiça à sua memória pelo muito que tem feito e ainda fará por BEZERROS E SUA GENTE, mas que isto demore muitos anos, pois nãi poderá ocorrer com pessoas vivas, segundo o Art. 239 da Constituição de Pernambuco.

Agradeço ainda ao prezado Ronal Souto Maior as referências que nos dintiguiu nos seus livros "NA PRAÇA DA MATRIZ" e "BEZERROS SEUS FATOS E SUA GENTE" (Vol. I).

Nenhum comentário:

Postar um comentário