quarta-feira, 23 de setembro de 2009

HISTÓRIA DOS SINDICATOS RURAIS





Muitos líderes sindicais do setor agrícola, desconhecem a verdadeira história das fundações dos Sindicatos Rurais ou Agrícolas em Pernambuco, e por conta disto dizem que os primeiros órgãos de classe dessa natureza, foram instituídos nas décadas de 50 e 60 do Século passado, no entanto, a Sociedade Auxiliar da Agricultura, tinha a sua Sede no Recife, no Pátio do Paraíso, nº 29, 1º andar, fundada que foi no dia 28 de setembro do ano de 1872, enquanto que a União dos Sindicatos Agrícolas fôra fundada em 6 de março de 1906 e funcionava à Rua 15 de Novembro, nº 512, 2º andar, também no Recife.

Além das entidades acima mencionadas, haviam as Caixas Cooperativas Industriais, sendo uma na fábrica de Camaragibe e outra na Usina Goiana. No tocante ainda aos Sindicatos Agrícolas em Pernambuco, existiam nas primeira e segunda décadas do Século passado, 28 entidades, incluindo-se um Sindicato Regional que funcionava no Recife à Praça Joaquim Nabuco, e os demais nas seguintes cidades: Goiana, Itambé, Amaragi, Gameleira, Bonito, Escada, Cabo, Palmares, Ipojuca, Barreiros, Serinhaém, Rio Formoso, Nazaaré da Mata, Timbaúba, Paudalho, Igarassú, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Canhotinho, São Beto do Una, Garanhuns, Floresta, Pesqueira, Triunfo, Gravatá, Bezerros e Caruaru.

Na década de 50 do Século pretérito, várias associações rurais foram organizadas com denominações diversas, como por exemplo: FRENTE AGRÁRIA, UNIÃO DE LAVRADORES E TRABALHADORES, LEGIÃO AGRÁRIA ou ainda SERVIÇO SOCIAL RURAL. No Rio Grande do Norte, Dom Eugênio Sales, virtuoso Sacerdote Católico, foi um grande incentivador e coordenador dessas organizações rurais. Existiam sociedadses agrícolas e pecuárias dos Plantadores de Pernambuco, uma delas fundada no dia 1º de janeiro de 1955 e também o Serviço de Orientação Rural criado por Sacerdotes Católicos, Nessa época haviam três Sindicatos Rurais registrados no Brasil: o de Barreiros-PE, e os de Ilhéus-BA e Campos-RJ. No dia 2 de setembro de 1961 foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Panelas-PE, cuja instalação aconteceu no dia 10 de outubro do mesmo ano, tendo sido o seu primeiro Presidente o camponês Manoel Gonçalo Ferreira.

Vale registar que no dia 21 de julho do ano de 1915, foi fundada a FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE CRÉDITO AGRÍCOLA, congregando as Cooperativas criadas desde o ano de 1911, cuja Séde era no Recife. Hoje, Pernambuco conta com muitos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e uma Federação dos Trabalhadores na Agricultura, cuja sigla é FETAPE e luta pelas reivindicações dos caponeses pernambucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário