quarta-feira, 16 de setembro de 2009

JORNALISTA JOSÉ DO PATROCÍNIO OLIVEIRA



Quando da concessão do título honorário como "CIDADÃO DE CARUARU" ao competente e sapiente Jornalista JOSÉ DO PATROCÍNIO OLIVEIRA, homenagem que ocorreu no dia 12 de agosto de 1988, e nessa ocasião resolví elaborar e ofertar às autoridades e convidados presentes àquela solenidade, um prospecto contendo o Curriculum Vitae do homenageado que é natural do Brejo da Madre de Deus.
"Curriculum Vitae
Nome: JOSÉ DO PATROCÍNIO OLIVEIRA
Filiação:Orlando Joel de Oliveira e Maria do Carmo Oliveira.
Data de nascimento: 25 de novembro de 1927
Estado Civil: Casado com dª Yolanda Cordeiro de Oliveira
Filhos: José do Patrocínio Oliveira Filho, Orlando Joel de Oliveira Neto, Antônio Carlos do Patrocínio Oliveira e Ladjane do Patrocínio Oliveira.
Natural: Brejo da Madre de Deus-PE
Profissão: Jornalista
Religião: Católico Apostólico Romano
ATIVIVIADE COMO JORNALISTA:
Atuando há mais de 40 anos no campo jornalístico, não só em Pernambuco, no Ceará, na Paraíba e Pará, em coberturas especiais, tanto no Jornal do Commercio do Recife, como Diário da Noite e Rádio Jornal do Commercio, como outras publicações nacionais--- o Globo, Diário de Notícias (tendo sido deste último durante vários anos, Diretor da Sucursal em Pernambuco), Correio da Manhã, Jornal dos Sports (no Rio de Janeiro), Folha de São Paulo (desta Diretor de Sucursal) e ainda do Exterior--- Time/Livre, United Press Internacional, Associeted Press, etc.
SETOR RÁDIOFÔNICO E REVISTA
Foi Diretor do Departamento de Radiojornalismo das Emissoras Associadas em Pernambuco, como Superintendente Regional. Foi o primeiro Correspondente, no Nordeste, da Revista Manchete, quando a iniciou o Jornalista Hélio Fernandes.
PRIMEIROS TRABALHOS JORNALÍSTICOS
Os primeiros trabalhos jornalísticos de JOSÉ DO PATROCÍNIO OLIVEIRA foram feitos no Jornal Vanguarda de Caruaru, depois no Diário de Pernambuco nos idos de 1942, depois no Correio de Moreno, tendo sido ainda Diretor da Revista Variedades Literárias, criação de Thiago Lubambo e da qual foi repórter Mauritônio Meira.
FORMAÇÃO ESCOLAR
Efetuou Cursos de Extensão Universitária, cursos particulares, outros de/ou Correspondência, como de Português, do Professor Napoleão Mendes de Almeida. Foi ocasionalmente Professor-Substituto na Universidade Católica de Pernambuco, quando o Professor Luiz Beltrão viajava para o Exterior. Foi também Professor durante anos consecutivos do Curso Prático e Intensivo de Jornalismo, promovido pelo SESC, quando o jornalismo não estava regulamentado por lei.
LIGAÇÃO COM CARUARU
Filho de Orlando Joel de Oliveira, altinense que foi o primeiro fabricante de cervejas para a venda artesanal no Interior do Nordeste, precisamente em Caruaru. Serviu através de Alistamento Militar efetuado quando residia em Caruaru, ao Exército Brasileiro como Voluntário em plena 2ª Guerra Mundial. Foi grande colaborador do Jornal Vanguarda e sempre esteve presente em vários eventos culturais ligados a Caruaru, a quem sempre dispensa em suas publicações os melhores elogios e atenções. O Jornalista JOSÉ DO PATROCÍNIO OLIVEIRA é bisneto do Capitão Joaquim Cordeiro Falcão, valoroso herói participante da Guerra do Paraguai e filho do Brejo da Madre de Deus e que foi condecorado pelo Império do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário