quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MARLY MENDONÇA- 1ª e ÚNICA PREFEITA DO BREJO


A Sra. MARLY DE SOUZA VIEIRA MENDONÇA, nasceu em Timbaúba, Zona da Mata de Pernambuco, no dia 10 de abril de 1933. Filha de Josefa Alves de Souza Vieira e José Urbano Vieira, ambos falecidos. Aluna dedicada e estudiosa, formou-se em magistério e diante da necessidade de sustentar a mãe e uma irmã, assumiu logo cedo a responsabilidade da casa, sendo transferida, aos 17 anos, para o Distrito de Itaúna, Município de Caruaru, onde passou a lecionar e a conviver com a família Mendonça, criando laços que presrva até os dias de hoje.
Apesar da simplicidade, a Sra. Marly Mendonça sempre foi uma pessoa de catáter íntegro, de polida educação; possuidora de imensa religiosidade e criatividade. Desde cedo destacava-se com a sua bela voz, apresentando-se frequentemente em programas da então Rádio Difusora de Caruaru ao lado do então ator e diretor de Teatro, Luiz Mendonça.
Foi através dessa amizade, que a Sra. Marly aproximou-se da famíla e passou a namorar com o filho caçula do Sr. Epaminondas e Sebastiana Mendonça- Paulo Mendonça, com quem casou e teve sete filhos: Goretti, Epaminondas Neto, Guadalupe, Paulo Filho, Domingos Sávio, Ana Paula e Mônica. A partir dessa união, a vida da Sra. Marly Mendonça mudou radicalmente, quando passou a se dedicar integralmente à vida pública, ao lado do seu marido, tornando-s e a primeira e única até agora, Prefeita do Município do Brejo da Madre de Deus, cuja gestão compreendeu o período de 1977/1983, 6 anos, porque houve prorrogação de mandatos de Prefeitos no País.
A sua Administração foi marcada pela realização de obras que marcaram a História do Brejo da Madre de Deus, principalmente no que se refere à Educação. Foi na sua gestão que se realizou a 1ª Semana de Cultura do Município, contando com artistas da terra e mobilizando toda comunidade.
A Sra Marly Mendonça adotou o Brejo como a sua Terra natal e até os dias de hoje dá a sua contribuição à Cultura local, onde coordena dois Corais: "Sementes do Amanhã" e "Raízes do Brejo".
Falar da Sra. Marly Mendonça não é tarefa fácil, pois nela encontramos o exemplo de uma mulher que nunca desanimou diante das dificuldades, uma mulher que sempre soube estender à mão aos amigos e olhar acima do horizonte, desejando
um futura melhor, mais digno e feliz para todos os fizerem da sua casa uma extensão dos seus lares.
A Sra. Marly Mendonça companheira de todas as horas do seu inesquecível esposo Paulo Mendonça, viveu 42 anos ao seu lado e possui uma trajetória de vida que é um exemplo para todos. Exemplo de companheirismo, felicidade, amizade e acima de tudo, de educação e respeito pelo próximo.
Oradora exímia, suas sábias palavras já emocionaram milhares de pessoas.A poesia, a paixão e a certeza de uma amizade sincera é o que emana do seu ser.
A Sra, Marly Mendonça - "Uma Mulher Guerreira", que dedicou toda a sua vida ao marido Paulo Mendonça, que foi Vereador, Prefeito e Deputado Estadual, e aos filhos e também ao povo do Brejo da Madre de Deus. Marly Mendonça é sinônimo de dignidade, amizade, transparência, trabalho, realização e solidariedade humana.
Nota: estas considerações que faço à Sra. Marly Mendonça, serão inseridas no próximo Volume III da História do Brejo da Madre de Deus que hei de publicar brevemente, e faz parte da série de homenagens justas fazemos àquelas pessoas que não podem ficar sem esses registros ou no esquecimento histórico de um povo a quem se doou e serviu. Marly Mendonça foi a 1ª mulher eleita democraticamente Prefeita do Brejo da Madre de Deus e continua sendo até agora, ela merece ter a sua vida resgatada perenemente. Newton Thaumaturgo.

Um comentário:

  1. Grande Mestre!
    Obrigada pela sincera homenagem à D. Marly Mendonça, minha mãe! Fico feliz e muito, muito grata pelo reconhecimento.
    É maravilhoso saber que, de alguma forma, o senhor continua nutrindo esse amor pelo Brejo da Madre de Deus, pela sua História, Cultura e tão rico Patrimônio - no seu sentindo mais amplo.
    O senhor é uma pessoa especial e muito importante para o Brejo!
    Obrigada por tudo!
    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir