segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"PRESIDENTE DA PORCARIA"




A grande coqueluche do momento no Brasil, vem sendo a postulação de candidatos à sucessão presidencial, muitos querendo ocupar o mais alto cargo executivo do nosso País. Só lemos notícias sobre quem será o sucessor do Presidente Luiz Lula Inácio da Silva. Só lemos,não, lemos, ouvimos e vemos. Não que isto seja errado, mas tanto assim, também é exagero. E os outros assuntos importantes não poderão ficar prejudicando o povo? Ser Presidente parece ser algo glorioso, tranquilo e majestoso, embora honroso, porém, moleza é que não deve ser, que o Presidente Lula que o diga.

Quando alguém deseja agradar imoderadamente uma família, costuma fazer prognóstico sobre o futuro de uma criança, mesmo que ela não tenha nenhuma perspectiva sócio-cultural,econômica ou política, chega a dizer: "Quem sabe se esta criança não poderá vir a ser um PRESIDENTE!". E os pais da pobre criança, contentes, respondem: "Que os Anjos digam amém!". Só que quem desejou tanta sorte, não complementou com as palavras "...DA REPÚBLICA!", isto é, Presidente da República, uma vez que se trata do mais cobiçado cargo público/eletivo do Brasil, e tendo os ANJOS dito AMÉM na hora exata do desejo, a criança poderá chegar a ser Presidente da Sociedade do Moradores da Cohab, Presidente da Associação de Bairros Pobres, Presidente do Clube de Futebol da Vila Popular, Presidente do Centro Cívico da sua Escola, Presidente do Comitê ou do Partido político a que petencer, Presidente do Diretório Acadêmico, Presidente do Lions Club, Presidente do Rotary, Presidente Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Presidente da Troça Carnavalesca, Presidente do Clube de Carnaval, Presidente do Centro Espírita, Presidente do Círculo Católico, Presidente da Classe da Escola onde estuda, Presidente da Câmara Municipal, Presidente da União de Vereadores, Presidente da Associação Comercial, Presidente do Clube de Diretores Lojistas, Presidente da Guarda Noturno, Presidente da Liga Desportiva,Presidente da Comissão da Festa do Padroeiro, Presidente da Festa do Comércio local, Presidente da Sociedade de Proteção aos Animais, Presidente de Conselhos, Presidente de Honra de sociedades diversas, etc.

São tantos os Presidentes que não se torna difícil enumerá-los, mas nenhum almejado como o de PRESIDENTE REPÚBLICA DO BRASIL, e abaixo deste os mais desejados são: Presidente do Banco Central, Presidente do Senado Federal, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Banco do Brasil S/A, Presidente da FIFA, Presidente da CBD, Presidente de Federação de Futebol, Presidente de Assembléia Legislativa, Presidente das Organização Globo, Presidente do Sistema SBT, Presidente da Fundação Roberto Marinho, Presidente da Rede Bandeirantes, da Rede Record, entre outras. Presidente da Patrobrás, da Eletrobrás, Presidente da Caixa Econômica Federal, Presidente da Telebrás, Presidente da Chesf etc., e o que mesmo não deseja é: ser Presidente da Sociedade São Vicente de Paula, Presidente da Casa dos Pobres, Presidente da Sociedade de Combate ao Câncer, Presidente da Sociedades dos Cegos, Presidente da Sociedade Contra a Lepra, Presidente da Sociedade a Favor Economia Polular, Presidente da Sociedade de Menores Abandonados, Presidente da Sociedade de Proteção aos Anciãos, Presidente da Sociedade de Proteção aos Alienados, Presidente da Sociedade dos Surdos-Mudos, e até Presidente da Funai, que nos últimos tempos vem passando sufoco danado, ora dos índios, ora dos posseiros.

Mas existem também aqueles que desejam ser Presidente de qualquer coisa, até mesmo dos chamados Sindicatos da Morte.

Segundo o Mestre Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, no seu Pequeno Dicionário da Língua Portuguêsa, existe um "PRESIDENTE DA PORCARIA". Trata-se de um pássaro da família dos Furnalidas, não sei se tem alguém querendo esse "cargo", mas é bem possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário