sexta-feira, 16 de outubro de 2009

BRASIL - UMA REPÚBLICA FEDERATIVA


"O Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma REPÚBLICA FEDERATIVA formada pela união de 26 Estados federados e pelo Distrito Federal (Brasília-DF). O País conta com 5.564 Municípios, 189.612.814 habitantes, bem como uma área de 8.514.876,599 Km², equivalente a 47% do território Sul-Americano. Em comparação com os demais Países do Globo, dispõe do 5º maior contigente populacional e da 5ª maior área. 8ª maior Economia do Planeta e maior Economia latino-americana, o Brasil tem hoje forte influência internacional, seja em âmbito regional ou global. O País possui entre 15 e 29% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a FLORESTA AMAZÔNICA, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados.


Faz fronteira a NORTE com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname e com Departamento Ultramarino da Guiana Francesa; ao SUL com o Uruguai; a SUDOESTE com a Argentina e com o Paraguai; a OESTE com a Bolívia e com o Peru e, por fim a NOROESTE com a Colômbia. Os únicos Países sul-americanos que não têm fronteira comum com o Brasil são Chile e o Equador. O País é banhado pelo Oceano Atrântico ao longo de toda a sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no Oceano Atlântico como exemplo: Penedos de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (Território especial do Estado de Pernambuco) e Trindade e Martin Vaz no Espírito Santo. Há também um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas (que pertence ao Estado do Rio Grande do Norte).

Apesar de ser o 5º País mais populoso do Mundo, o Brasil apresenta uma das mais baixas densidades populacionais. A maior parte da população se concentra ao longo do litoral, enquanto o Interior do País ainda hoje é marcado por enormes vazios demográficos.

De colonização portuguesa, o Brasil é o único País de língua portuguessa do Continente Americano. A religião com mais seguidores é o CATOLICISMO, sendo o País com maior número de Católicos nominais do Mundo, havendo parcela significativa da população de confissão EVANGÉLICA, além do expressivo aumento da desfiliação religiosa nos últimos anos. A sociedade brasileira é uma das mais multirraciais do Mundo, sendo formada por descendentes de europeus, indígenas, africanos e asiáticos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário