terça-feira, 27 de outubro de 2009

HISTÓRIA DE BELO JARDIM- FRAGMENTOS




No dia 10 de fevereiro de 1981 recebí uma carta de um velho amigo que conheci em Brejo da Madre de Deus, que era proprietário de uma Farmácia alí instalada nos idos da década de 50 do Século passado. Trata-se do Sr, Amaury de Barros Correia, que também era esposo da Professora Laurita de Régis, de quem fui aluno.Nessa carta o Sr, Amaury relata a sua luta para coletar fatos históricos sobre a sua terra Belo Jardim, objtivando publicar um livro sobre a História do seu torrão natal.


E diz a carta a mim dirigida:


"Meu prezado amigo Newton Thaumaturgo,

Abraços.


Vários são os motivos d'esta, dos quais o primeiro é cumprimentá-lo pela "História de Panelas - Terra dos Cabanos"; segundo é dizer-lhe que recebi notícias suas através de Lourdinha, filha de Laura Amaral, a terceira é o enorme desejo de vê-lo e conversá-lo.


Estou com material em ordem para a História de minha amada terra Belo Jardim. Há mais de dois anos que venho pesquisando no Museu de Arte Sacra e no Arquivo Público na Rua do Imperador, nas Bibliotecas da Faculdade de Direito, Joaquim Nabuco no 13 de Maio, na Igreja da Penha, etc. etc. com a finalidade não só da história, como corrigir datas que o IBGE e Sebastião Galvão Vasconcelos registram nos seus livros. Muita coisa errada.


Frequento a FIAM. Por intermédio de Nelson Barbalho soube que você tinha vasto material sobre Belo Jardim.


O meu arquivo data de 1776, história de Tacaeté e do Cel. Pedro Paes, do Barão de Buíque, que era parente do Cel. Pedro Paes e outros.


Do Brejo da Madre de Deus, tenho desde quando era dependente de Cimbres, do Senado de Cimbres, transferência para o Brejo --- Transferência da sede do distrito de Mandaçaia para Fazenda Nova em 1924, sua instalação etc.


Para complementar a História de Belo Jardim, está me faltando a data em que o Frade Cassiano de Comacchio saiu do Brejo para em Missão no "Capim" e batizou com o nome de Belo Jardim em 1881.


Fernando Pio, do Museu Sacro me disse que era fácil obter no livro de Tombo da igreja do Brejo, pois, foi de lá que o Frade partiu para Belo Jardim junto com o Vigário do Brejo.


Tenho todo o roteiro da vida missionária do frade fornecido pelos Capuchinhos da Penha, mas, não consta o dia da visita do frade em Belo Jardim.


Conheci de perto o padre Pedro da Purificação Paes e Paiva, bem como seus filhos e netos--- Padre Pedro faleceu em Belo Jardim, em abril de 1922. Foi Vigário, recebeu a visita de Padre Cícero, em 1906."


Obs.: Frei Cassiano de Comacchio fez pregações missionárias no Ceará, isto a partir do ano de 1887, assistindo as pessoas flageladas pelo seca. Construiu um açude junto à Serra de Uruburetama, ainda fez edificar uma igreja em Itapipoca e reformou um Santuário de São Francisco de Canidé, isto no ano de 1889, antes porém esteve pregando Missões no Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, e no ano de 1881 se deslocou para um lugarejo chamado Capim onde havia uma Capela, tendo em uma de suas pregações pedido para que àquela localidade passasse a ser chamada de "Belo Jardim", pelo sua beleza natural, e foi atendido, e é hoje a cidade de Belo Jardim, que já foi do Município do Brejo da Madre de Deus. Vale também registrar que no dia 23 de março de 1881, Frei Cassiano de Comacchio estava pregando as Missões na Povoação de Igreja Nova, no vizinho Estado das Alagoas, e nesse mesmo dia lançou a pedra fundamental da igreja dali, hoje Matriz da cidade. Segundo matéria publicada no Diário de Pernambuco sob o título "HÁ UM SÉCULO", edição de 18 de outubro de 1981, Frei Cassiano de Camacchio realizou as Missões no então Povoado do Capim, a quem denominou de Belo Jardim, nos primeiros dias do mês de setembro de 1881.

3 comentários:

  1. Olá ... passei por aqui e achei bastante interessante os resquícios históricos que o senhor aprenta. Estou fazendo um trabalho sobre a história política de Altinho e talvez o senhor possa me ajudar. Por favor me mande um e-mail dizendo se conhece algo sobre Altinho ou da Guerra do Cabanos. Meu endereço é: geisebelcristina@hotmail.com.

    Aguardo Resposta!

    ResponderExcluir
  2. Caro Newton, você tem algo sobre o Frei Cassiano? Digo, dados biográficos...? Estou fazendo um brabalho sobre ele... Etevaldo Amorim seagrietevaldo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. olá newton estou fazendo uma pes quisa sobre frei cassiano de comacio no meu municipio. vc sabe dizer que ele passou por altinho, ibirajuba, que na epoca era distrito de altinho. frei cassiano fundou uma igreja na vila do alto de sao francisco atual vila de minha cidade deixo abaixo meu e-mail: jorgedmacedo@hotmail.com qualquer informação informação de livros de pesquisa jornal ou outras fontes entre em contato comigo.

    ResponderExcluir