quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CÂMARA DO BREJO PEDE AJUDA DA PROVÍNCIA

Clique sobre a foto para ampliar

Consta em Livro de Registro de Correspondências recebidas e expedidas do então Conselho Municipal do Brejo da Madre de Deus da também então Província de Pernambuco, cujo livro tem um Termo de Abertura datado de 9 de fevereiro de 1857 e assinado por Frederico Cordeiro de Carvalho Mergulhão, um Ofício dirigido ao Exmo. Sr. Dr. Benvenuto Augusto de Magalhães Taques, 26º Presidente da Província, nomeado que foi por Carta Imperial de 03 de setembro de 1857, com registro à pagina de nº 6 do dito livro, nos seguintes termos:

" Ilmo. Snr. :

He do nosso dever, levar ao conhecimento de Vª Exª. as necessidades mais salientes do Município, a fim de que V. Exa. as leve igualmente ao conhecimento da Digníssima Assembléia Legislativa Provincial, de quem esposa esta Câmra o devido empenho, e mais prompta providência.

O Patrimônio desta Câmra além do que está instituído pela lei, consta de um simples prédio, que outrohora servio de Cadeia, acha-se em estado ruinoso, de forma que, não rende anualmente o que devêra render, pelo motivo indicado, e que pela falta de meios não póde ser reparado.

A Cadeia desta Villa com quanto esteja plantada em hum terreno saudavel, e bem construída, todavia precisa de muitos reparos entre os quais são dignos de notas a calçada em redor do ediffício, que a priva de receber águas na estação invernosa, que póde amollecer os alicerces com o andar do tempo, e inutilizar hum ediffício que com verdade se póde chamar o melhor da Villa.

O conserto nas lethreiras, que sendo collocadas nas mesmas paredes do ediffício, estão continuamente exhalando vapores mephíticos, que não só contagiam aos ifelizes, que têm as desgraças d'alli habitar, senão mesmo os habitantes da Villa, que delles participam pella ventilação do ar.

Esta Villa, abunda de meninas, que por falta de professora, como outrahora teve, deixão de ser instruídas nos primeiros hellementos, quer de leitura, quer d escripturação, quer de aritmethica, quer de quem lhe ensina a diversidade de costura, que seus pais, de todo lhe não póde prestar huma tão bem entendida e necessária instrucção pella falta de meios.

A terrível secca, que aperta de dous annos tem soffrido, e continua a soffrer este Município a escácia de víveres de primeira necessidade, o altíssimo preço pelo que se vendem, alguns que apparecem a summa abundancia de probresa que existe no interior, interior desta Villa; tudo annuncia huma fome horrorosa, que reduzirá ao estado de morte, mesmo ainda maior do que se fosse o Cólera em o anno retrazado. He de esperar, pois que assim como o Governo da Província, compadecido de semelhante mal que hora assola os Certões da Província do Ceará, enviou pata alli embarcações carregadas de mantementos, de melhor grado, o fará com os seus, com os Provicianos, que apezar de sua pobre contribuição seus pequenos contigentes para o Thesouro Nacional, V, Exa. de commum acordo com a Exma. Assembléia Provincial, dando huma completa expanção a philantropia e caridade para com os miseráveis que já lutam com a indigência e mizéria, e socorrão como bem lhes parecer. Paço da Câmra Municipal da Villa do Brejo em Sessão Ordinária de 23 de janeiro de 1858."

Nenhum comentário:

Postar um comentário