terça-feira, 17 de novembro de 2009

DUDU QUEIROZ UM PREFEITO RESPONSÁVEL








No dia 18 de dezembro de 1965, há precisamente 44 anos atrás, o JORNAL DO COMMERCIO do Recife, publicava no seu SUPLEMENTO DO INTERIOR, a 4ª Entrevista da série que vínhamos fazendo sobre "PERSONALIDADES DO BREJO", sendo esta sobre a pessoa do ex-Prefeito do Brejo da Madre de Deus, Sr. José Batista de Queiroz Sobrinho, carinhosamente chamado por "Dudu Queiroz".
Para fazermos esta Entrevista tivemos de nos deslocar até à "Fazenda Juá" de propriedade do entrevistado. Mantivemos o seguinte diálogo:


P--- desejo saber inicialmente onde nasceu, quando, e qual a sua filiação?


R--- Nasci na "Fazenda Juá", aqui no Brejo da Madre de Deus, no dia 16 de julho de 1898, sendo filho legítimo de Fortunato Batista de Queiroz e de Joaquina Teodolina de Queiroz.


P--- Onde estudou o Curso Primário?


R--- Estudei com a Professora Luiza Leopoldina Lopes, paga pelo meu saudoso pai, para ensinar a mim e a meus irmãos.


P--- Como iniciou a sua vida e qual ramo tomou?


R--- Iniciei trabalhando no campo juntamente com meu pai, cuidando do gado e da agricultura. Depois negociei em sociedade com Sebastião Campos, no ramo de vender tecidos no varejo, tendo após a morte do meu pai, voltado para a "Fazenda Juá", onde vivo até hoje.


P--- Que cargo chegou a ocupar no Brejo, além de Delegado de Polícia, nos tempos do cangaceirismo?


R--- No ano de 1947, fui eleito Prefeito do Município, num pleito renhido e bem disputado, tendo concorrido com dois candidatos fortes, Abílio Telmo da Rocha Barros e Benedito de Souza Dantas, ambos já felecidos.


P--- Que fez no Brejo à fente da Prefeitura?


R--- O setor que mais ataquei, foi o de abrir novas estradas, por todo o município, sendo as principais as de Santa Cruz do Capibaribe com o Brejo; Tabocas, Mandaçaia, Jataúba, indo até os limites com o Estado da Paraíba. Dotei o Brejo de luz elétrica, tendo para esse fim adquirido um possante grupo eletrogênico. Instalei também um Motor potente para fornecer energia elétrica em Jataúba. Construí uma "Cacimba Pública" na cidade do Brejo. Fiz a muralha que contorna a Co-Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho. Construí o Cemitério de Fazenda Nova, como também, o Açougue Público, a Casa do Município, ainda em Fazenda Nova. Comprei a casa que serve atualmente de residência oficial do Prefeito, entre outras coisas que não me foi possível lembrar.


P--- Sr. Dudu, na sua gestão como Prefeito Municipal, quais as obras que mais lhe davam prazer?


R--- A abertura de novas estradas, cortando todo o Município, e trazendo mais divisas para o Brejo. Como Prefeito tudo fiz para inclementar o desenvolvimento do Brejo, através do Setor Rodoviário.


P--- No seu modo de ver, quais as obras mais necessárias ao Brejo, no momento?


R--- Um Ginásio e uma Maternidade, embora precise também de Abastecimento de Água canalizada e melhores estradas.


P--- Quantos irmãos vivos tem o senhor?


R--- Tenho 7 vivos que são: Petronila, Inêz, Eugênia e Maria José que residem no Recife; Alice que vive no Rio; Adamastor em Aracaju, e Jeferson que mora aqui no Brejo.


P--- Finalizando, gostaria de saber que diz o senhor a respeito da presente situação nacional, uma vez que o senhor é um homem que militou por vários anos na política partidária?


R--- Em referência à situação do Brasil, presentemente, acho que a nossa salvação foi a Revolução de 31 de Março, pois sem ela estaríamos no caos. Infelizmente a mesma ainda não chegou a atingir totalmente os maus brasileiros, mas que por certo atingirá, uma vez que não parou, mas pelo contrário, revigorou suas forças com o Ato Nº 2.


O nosso entrevistado era sem dúvidas uma figura proeminente no cenário político e social do Brejo da Madre de Deus, respeitados por todos, indistintamente, e de fato uma Personalidade, no entanto não sabia que a "Revolução" que elogiou, no futuro cassou cruelmente o mandato seu sobrinho o então Senador Wilson de Queiroz Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário