terça-feira, 24 de novembro de 2009

RELÓGIO PRIMITIVO DO SÉCULO XVIII


Clique sobre a foto para ampliar as legendas (extraído do livreto: "III- Uma breve história do Tempo." *Squibb).
"Mesmo após a descoberta do relógio atômico, desde o início da história da medição do tempo, com o advento do relógio de sol, o homem continua buscando novas formas ou instrumentos capazes de medir o tempo com precisão e praticidade...
Embora o relógio de sol tenha possibilitado o passo inicial da corrida, sendo utilizado por vários séculos, era cada vez mais clara a necessidade de um marcador de tempo que não estivesse restrito aos dias ensolarados. Afinal, muitas vezes o astro-rei permanecia encoberto. Além disso, durante as noites era impossível qualquer marcação de tempo. Logo o hoem tratou de procurar desenvolver um novo instrumento que substituisse, com vantagens, os relógios de sol.
Foi então que se lançoi mão de uma outra força da natureza, presente em todos os momentos, independente de quaisquer fatores: a força da gravidade. O princípio é bastante simples: o escoamento de um líquido de um reservatório com um pequeno orifício na base, para outro reservatório em sua parte inferior.
A regularidade e a cadência deste escoamento contínuo e facilmente regulável pode ser comparada com a marcha regular do tempo. Estava inventado o relógio hidráulico ou relógio de água. Mais tarde, ao ser conhecido e utilizado pelos gregos este instrumento recebeu um novo nome: CLEPSIDRA, do grego Cleps (reter) e hidra (água). (transcrito do livreto acima mencionado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário