quinta-feira, 19 de novembro de 2009

RUAS ANTIGAS E 1º MEDICO DE CARUARU NO SÉCULO XIX

Clique sobre a foto para ampliar
Construção datada de 1808 em Salvador-Bahia. onde formou-se o possível 1º Médico de Caruaru, oficialmente, o Dr. José Martins Ferreira, natural de Penedo-Alagoas, isto em 15 de abril de 1857.




Conforme consta em livros existentes no Arquivo da Câmara Municipal de Vereadores de Caruaru, Pernambuco, no íltimo quartel do Século XIX, existiam várias Ruas na hoje "Capital do Agreste" com nomes interessantes, a exeplo da "Rua da Palha", onde o Sr. Luiz Pereira de mello devidamente autorizado pela Câmara Municipal (Conselho Municipal na então Província de Pernambuco) obtendo licença para se estabelecer com uma casa comercial de molhados, cuja permissão data de 17 de julho de 1883.

Por outro lado João de Freitas Torres, conseguiu licença para reedificar uma casa situada na Rua do Imperador, e Rodopiano Florêncio Irmão, estabeleceu-se com negócio de secos e molhados, na Rua da Imperatriz, Nº 5.

Existiam ainda Rua da Baixinha, Rua Visconde de Pelotas, Rua Imperial e Rua da Alegria.

A Câmara Municipal de Caruaru (Conselho Municipal) controlava tudo no que se referisse às licenças requeridas, não só no que correspondia às edificações ou estabelecimentos de casas comerciais em Caruaru, mas também no que se referisse ao exercício dos profissionais liberais, tanto que o Médico Dr. José Martins Ferreira, teve que registrar o seu Diploma quando do pedido de licença para exercer as suas atvidades profissionais em Caruaru, cujo documento está assim transcrito:

"Império do Brasil - Escola de Medicina da Bahia - Diploma de Doutor em Medicina = Faculdade de Medicina da Bahia - Diploma de Doutor em Medicina = A Faculdade de Medicina da Bahia, em atenção aos estudos regulares feitos pelo Sr. José Martins Ferreira, filho de João martins Ferreira, natural da cidade do Penedo, Província das Alagoas, com trinta anos de idade, nos diversos ramos do Curso Médico desta Escola, e aos conhecimentos de que dey provas nos exames, pelas quais passou, conferiu no dia 23 de novembro de 1856, no Grau de Doutor em Medicina, e para que seja como tal reconhecido, e possa exercer livremente no Império a sua profissão, e gozar dos direitos que lhe compete lhe dar este Diploma, assinado tão somente pelo pelo Diretor e Secretário e selado no Sêlo Grande da Faculdade. Feito na Bahia, aos 15 de abril de 1857. Eu, Prudêncio José de Souza Brito Cotegipe- Secretário, subscrevi."

Possivelmente, esse tenha sido o primeiro Médico a estabelecer-se oficlamente em Caruaru, o que ocorreu no Século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário