segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PROFESSOR VICENTE MONTEIRO LECIONOU NO BREJO





O famoso Professor Vicente da Silva Monteiro, nasceu no dia 5 de setembro de 1858, diplomou-se pela Escola Normal do Recife, da qual foi o seu primeiro Diretor o Cônego Francisco Rochael de Brito Medeiros, filho do Brejo da Madre de Deus.


Foi fundador e Presidente da Banda Musical Comercial e da União Caixeiral. Trouxe para Caruaru a palma forrageira, difundindo a sua plantação que iria alimentar o gado bovino na época das estiagens. Foi uma figura importante integrada à sociedade caruaruense conseguindo angariar a simpatia de todos com quem conviveu, especialmente pela sua forma de comunicabilidade e fidalguia. Foi uma pessoa benquista em todas as camadas sociais, onde quando necessitavam aplicava injeções anti-ofídicas em pessoas picadas por animais peçonhentos. Elaborava gratuitamente para pessoas sem condições financeiras, "escrituras particulares" de imóveis. Ajudava em muito as pessoas que se encontravam presas por crimes banais, defendendo-as como "Rábula" ou Defensor Dativo, sempre solícito pelas boas causas.


Tempo depois, era nomeado para exercer o cargo de Professor Público da Escola Primária da cidade do Brejo da Madre de Deus, onde viveu por longos anos, tendo posteriormente sido removido para a cidade de Caruaru, onde criou raízes familiares, tendo falecido no dia 6 de fevereiro de 1920 com a idade de 62 anos. Hoje, existe um dos mais conhecidos educandários municipais em Caruaru com o nome de Grupo Escolar Professor Vicente Monteiro, denominação justa a um homem que se dedicou ao ensino primário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário