domingo, 24 de janeiro de 2010

CABANOS TRAVAVAM ATÉ OS BICOS DOS GALOS PARA NÃO CANTAREM


Transcreví no livro que publiquei sobre a "História de Panelas - Terra dos Cabanos" alguns documentos publicados no Diária da Administração Pública, do dia 17 de dezembro de 1834 e também constantes na obra de Manuel Correia de Andrade "A Guerra dos Cabanos", e dentre este os seguintes registros:


(Sic!)

" Por motivo da inchente dos rios trez dias passaram as tropas neste Acampamento sem comer, e ao terceiro dia a mor parte dos Soldados não podião estar de pé nas sentinellas: mas qual não era a minha admiração quando vi oito crianças filhas de cabanos aprezentados brincarem e andarem contentes como se tivessem a barriga muito cheia, tendo contudo passado sem comer!!! Perguntei aos seus pais do motivo d'este mistério? Responderam-me, que era estarem acostumados a passar mais de trez dias com o único alimento d'água".

"No meio de hua matta, foi achado, em hum ranxo, hum GALLO com huma tranca atravessada no bico e preza por um fio de linha; e perguntada a mulher encontrada ali para que tinha assim o GALLO? respondeo que era para não cantar, e não saberem as Tropas pello canto o lugar em que ella e o marido moravão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário