quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DE BELO JARDIM - FRAGMENTOS 02

















CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA AMPLIAR



Na coluna "HÁ UM SÉCULO" do histórico Diário de Pernambuco, edição de 19 de outubro de 1981, há quase 30 anos atrás, foi publicada uma matéria da redação e direção do conceituado Diário, assim redigida:


"Diário de Pernambuco
Ano LVII - Nº 238
Quarta-feira, 19 de outubro de 1881

Revista Diária - Honrosa visita -

--- S. Exc. Revma. o D. José Pereira da Silva Barros, digno prelado diocesano, honrou ontem ontem o nosso escritório e estabelecimento tipográfico com uma visita, que nos deixou sumamente penhorados, pelo que aqui lhe rendemos as devidas e cordiais homenagens a que o ato de S. Exc. Revma.fez direito pela extrema amabilidade que revelou.

Santa Missão em BELO JARDIM --- Escrevem-nos do Brejo em 8 do corrente: "Desde os primeiros dias do mês de setembro último, nota-se entre os moradores das Freguesias do Brejo, São Bento, Pesqueira e S. Caetano um movimento insólito, entusiasta e extraordinário. Grupos compactos e numerosos de famílias se dirigem pressurosos, rompendo inóspitos caminhos, para o lugar central das mencionadas Freguesias, lugar que alguns denominam Lagoa d'Água, Jurema, e outros Capim, e que hoje tem o nome de BELO JARDIM. (...) Para este BELO JARDIM encaminham-se os povos circunvizinhos, atraidos a tão desusado e religioso movimento pela Santa Missão. A convite de algumas pessoas para ali se dirigiu o infatigável Frei Cassiano de Camacchio, um dos religiosos capuchinhos que tanto têm feito a esta Província e ao País. É a primeira vez que a voz de um Ministro do Senhor faz-se ouvir naquelas paragens, despertando àqueles agrestes povos de seus pobres casebres, para em nº de mais de seis mil pessoas afluirem para ouvirem a palavra do Ministro do Senhor. Muitas vezes jorros de ferventes lágrimas do auditório, filhas da compunção e arrependimento, interrompem o Orador sagrado em suas práticas espirituais.(...) São dignos de menção, os seguintes serviços já prestados à localçidade: mais de 60 casamentos celebrados em grande parte entre pessoas que viviam em triste mancebia, a concórdia estabelecida entre desafetos, além de mil outras vantagens espirituais que os povos têm auferido com proficiência do incansável e inteligente Missionário. Além disso, está se preenchendo uma lacuna de que há muito se ressentia o florescente BELO JARDIM, e que muito depunha dele. O Revmo. religioso acha-se empenhado na construção de uma Capela dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho. Apenas com o auxílio de 1:200$000, produto de 2 loterias, o virtuoso e ativo Capuchinho tem feito milagres:(...) Um belo porvir desponta para BELO JARDIM. Ao Governo compete favorecer aquela localidade com certos melhoramentos de que muitos se sente a falta, tais como, estação postal e telegráfica, estradas e elevação a Freguesia. Honra aos que têm contribuído para o engrandecimento do BELO JARDIM."
Nota: como a denominação BELO JARDIM foi dada pelo Frei Cassiano de Camcchio e em 1881, tudo faz crer que foi em suas prédicas quando da realização da Missão acima mencionada, que o novo nome foi efetivado, pois este evento religioso ocorreu também em 1881, e a correspondência diz que foi a primeira vez que se ouviu a voz do referido Frade Capuchinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário