sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

RUI BARBOSA: "NÃO MENTIRÁS, EIS A QUESTÃO"



Na livro editado em 1965 pela Livraria Editôra IRACEMA, divulgadora de obras culturais, situada em São Paulo-SP, sob o título "RUI BARBOSA --- Discursos, Orações e Conferências" à página 106, Rui Barbosa diz:


" Ser, ou não ser. Ser ou não ser pelos Mandamentos de Deus. Ser homem, ou animal. Ser espírito, ou coisa. Ser coração, ou ventre. Ser vontade, ou instrumento. Ser da minha Pátria, ou da minha algibeira. Ser do Brasil, ou dos que o exploram. Não o "ser ou não ser" do monólogo de Hamleto, o ser ou não ser entre dois mistérios insondáveis. Mas o ser ou não ser entre duas soluções simples, ambas igualmente acessíveis à discrição humana, o ser ou não ser da lei, que já fulgurava nas tábuas do Sinai: Não levantarás falso testemunho. Isto é, senhores: NÃO MENTIRÁS."


E continuando à página 94 da obra citada acima, RUI BARBOSA relata:


"Logo, senhores, se o homem público há de viver da fé que inspirar aos seus concidadãos, o primeiro, o maior, o mais inviolável dos deveres do homem público é o dever da verdade. Verdade nos conselhos, verdade nos debates, verdade nos atos; verdade no govêrno, verdade na tribuna, na imprensa e em tudo verdade, verdade e mais verdade. Pois, senhores, a política brasileira, e, em especial, a política baiana de hoje, inverteu êsse princípio elementar. Em lugar de verdade, verdade e mais verdade, mentira, mentira e mais mentira: só mentira, mentira e mentira. Mentira nas insituições. Na Administração mentira. Na tribuna mentira, e nos jornais, mentira, rementira e arquimentira."

Um comentário:

  1. Quão capaz e visonário foi o Grande Rui Barbosa.
    Sòmente um espírito tão iluminado poderia,tanto naquela época como nesta citar frases tão verda
    deiras,sempre atualizadas,antes,depois,atualmente.

    ResponderExcluir