domingo, 29 de abril de 2012

DA IGREJA-MATRIZ DO BOM JESUS DOS REMÉDIOS DE PANELAS


        De conformidade com Livro antigo sem número, existente em Cartório na cidade de Granhuns-PE, às fls 24 e verso, constatamos que a primitiva Capela do Senhor Bom Jesus dos Remédios ou dos Aflitos como alguns chamavam, foi construída em taipa, pelo Capitão Francisco Rodrigues de Mello, tendo de fundo 70 (setenta) palmos e 28 (vinte e oito) palmos de largura, com a Capela-Mór toda forrada e dourada. Seu próprio fundador proveu-a de todas as alfaias e objetos necessários às celebrações religiosas, incluindo as próprias imagens. Em 6 de dezembro de 1800, foi essa Capela visitada pelo Padre Domingos João Batista Tôrres, em nome do Bispo de Pernambuco, Dom Joaquim da Cunha Azeredo Coutinho, 12º Bispo de Pernambuco e fundador do famoso SEMINÁRIO DE OLINDA-PE.

     O Visitador Eclesiástico deixou para posteridade um delicioso INVENTÁRIO das Santas Imagens existentes na então Capela do Senhor Bom Jesus dos Remédios, cujo teor chegou até os dias atuais, e é o seguinte:

     "Uma imagem do Senhor Bom Jesus dos Remédios, com sete palmos e meio, Orago da dita Capela, com sua Cruz de madeira, com resplendor, título e cravos de prata. Outra dita imagem do Senhor Crucificado, de palmo e meio, com seus cravos e resplendor de prata, é a que está na banqueta. Huma imagem da Senhora da Soledade com seis palmos, com diadema de prata e estrelas de ouro. Huma imagem do Menino Deus, de madeira, de palmo com resplendor, Cruz e bandeira de prata." 

 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário