sábado, 16 de junho de 2012

AINDA SOBRE O MAESTRO THOMAZ DE AQUINO NO BREJO DA MADRE DEUS










          No II Volume da obra de autoria de LUIZ WILSON intitulada "ROTEIRO DE VELHOS E GRANDES SERTANEJOS", às páginas 608/609, encontramos o seguinte relato:




"Os avós de Gumercindo Cavalcanti, foram o Major Deodato Campos e D. Plantides Rupiano Cordeiro. Ele (Deodato), filho de Teresa Alves Campos, que em segunda núpcias casou com MATIAS SOARES DE ALMEIDA, nascido em 1793 e falecido em 1891, do Estado da Paraíba, mas que foi Tabelião, durante mais de 50 anos no BREJO DA MADRE DE DEUS, sendo ele o pai (segundo leito) do MAESTRO THOMAZ DE AQUINO(o destaque é nosso), que casou com D. Francisca Carolina do Rego Maciel e foram os pais, entre outros filhos, de "seu" Cazuzinha Maciel, de "seu" Orestes, de Dagmar (Dustan) e D. Edith, que casou com José Chacon, pais de D. Diva,(que casou com Sebastião Valença, irmão do Deputado Estadual em 5 ou 6 Legislaturas Lívio Valença)."

     "Ela D. Francisca Carolina (esposa do MAESTRO, dramaturgo, compositor, memorialista, poeta, jornalista, romancista e escritor de estilo admirável, THOMAZ DE AQUINO DE ALMEIDA MACIEL), irmã de Joaquim, de "seu" Tito (que casou com Teotônia Pita, pais de Gilberto Pita Maciel e de Carmem, esposa de Wilson Almeida), e do Cel. Frederico Alves do Rego Maciel, que casou do D. Eulália Falcão e foram os pais de 9 filhos: 1- Frederico Maciel (pai do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Paulo Maciel), 2- Zacarias Maciel, Médico e também Professor da Universidade Federal de Pernambuco, 3- Odilon, falecido, 4- Maria, 5- Antônio, falecido, 6- Áurea, 7- Paulo, também falecido, 8- Daniel, 9- José do Rego Maciel(Deputado Federal, Secretário de Estado, ex-Prefeito do Recife e pai, entre outros filhos, de Marco Antônio de Maciel,(destaque é nosso) Deputado Estadual, Deputado Federal, Presidente da Câmara de Deputados Federais(acrescentamos que também foi Governador de Pernambuco e  Vice-Presidente da República e Senador)."       

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário