domingo, 17 de junho de 2012

FAMÍLIA MAGALHÃES DA SILVA PORTO NO BREJO DA MADRE DE DEUS


      Já narramos em postagens neste Blog sobre a FAMÍLIA MAGALHÃES DA SILVA PORTO, mas vamos narrar agora novos detalhes históricos e inserir fotoa antigas que me foram dadas por descendente direto, já falecido, que se chamava ALÍPIO MAGALHÃES DA SILVA PORTO("SINHÔZINHO"), de quem gozei da sua amizade no Brejo da Madre de Deus.

     No registro de nº 136, à página 1192, do III Volume da obra de LUIZ WILSON intitulada "ROTEIROS DE VELHOS E GRANDES SERTANEJOS", podemos constatar o seguinte:

     "Alguns dias antes e sua morte, no dia 24 de setembro de 1834, D. Pedro proclama a maioridade de D. Maria da Glória(aos 15 anos de idade), deixando-a no trono de Portugal. Apesar da anistia concedida na hora do triunfo, os "miguelistas" ao regressarem à casa, extenuados e vencidos, "eram caçados como se fossem lobos" e a matança prosseguiu durante anos.

     Naquela época, para não ser morto, talvez, ou exilado, veio para o Brasil o português JOSÉ MAGALHÃES DA SILVA, o qual, entre nós, prlo fato de ser da cidade do Porto, passou a adotar o nome de JOSÉ MAGALH~ES DA SILVA PORTO.

     No Recife casou com uma holandesa, indo residir em Gameleira(Município de Pesqueira, naquelo tempo, Município de Cimbres), tendo o casal 10 filhos: I- Sinhá. II- Têca. III- Emília. IV- Cândida. V- Calu. VI-ANTÔNIO. Este foi o pai de ALFREDO, proprietário, em outra época, de uma farmácia no Brejo da Madre de Deus e casou em primeiro matrimônio com FRANCISCA AUGUSTA MACIEL PORTO (falecida em 1906), filha de Geminiano do Rego Maciel, pais de AFONSO MAGALHÃES DA SILVA PORTO, ALÍPIO( residia em Brejo, é falecido, nota nossa) de Maria e Antônio."

     "Em segunda núpcias, ALFREDO (ALFREDO MAGALHÃES DA SILVA PORO), casou com Olívia e foram os pais de GENTIL MAGALHÃES DA SILVA PORTO(Bacharel em Direito, falecido), de ALICE (falecida), de ISAURA (falecida) de WALDEMAR- "DEMA"(falecido), de ALBÉRICO "BERICO" falecido. Outros MAGALHÃES , CONSTANTINO MAGALHÃES foi o primeiro Sub-Prefeito Constitucional do Brejo da Madre de Deus, eleito em 1892, juntamente com o 1º PREFEITO do Brejo, Francisco Alves Cavalcanti Camboim, o BARÃO DE BUÍQUE.   


ALÍPIO MAGALHÃES DA SILVA PORTO

Um comentário:

  1. Minha tia Cláudia Tamburini Magalhães da Silva Porto falava quando viva demais desse tio Alípio Magalhães da Silva Porto, irmão de Bernardo Magalhães da Silva Porto.Lamento não ter conhecido os parentes de meu avô

    ResponderExcluir