quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROFESSOR VICENTE MONTEIRO - UM EMPRENDEDOR



      O Professor Vicente Monteiro da Silva, nas ceu em São Caetano, em 5.9.1858. Diplomou-se pela Escola Normal do Recife, em 15.11.1880 e faleceu em 6.02.1920.

     Casou-se em primeiras núpcias com Emília Clementina de Carvalho e em segunda núpcias com Maria Carolina de Arruda Monteiro.

     Filhos: Abel da Silva Monteiro, Marieta Cruz, esposa do Sr. Bernardo Cruz; Jerônimo da Silva Monteiro, Virgínia Monteiro Floêncio esposa da Sr. João Demócrito Souza Florêncio; Antônia Florina Monteiro; Professora Margarida Monteiro dos Santos, esposa do Sr. Francisco Limeira dos Santos; Maria das Dores Monteiro, Professora.

      Foram seus pais: Jerônimo da Silva Monteiro e Salvina Monteiro.

     Fundador e Presidente da Banda Musical Comercial e União Caixeral. Trouxe para Caruaru a PALMA(forrageira para alimentação de gado), difundindo a sua plantação na aépoca de seca. Assim, essa figura singular se integrava nesta terra com todo amor e dedicação e despertava as simpatias do povo com a sua comunicabilidade. Seguro de sua bondade, penetrava ele em todas as camadas sociais, ora para aplicar injeçãoa anti-ofídica ou resolver passar escrituras particulares agradando aquela gente humilde, sem nenhum provento. Outroora, se preocupava muito com os presos pobres, os quais defendia com o coração sempre aberto para as boas causas. Tempos depois, era nomeado Professor Público de Escola Primária da Cidade do Brejo da Madre de Deus, onde esteve por alguns anos, sendo depois removido para Caruaru. Em Caruaru criou raízes, constituiu família e longos anos viveu até o ano d 1920, quando faleceu. O Professor VICENTE MONTEIRO, deixou deixou filhos todos conceituados entre caruaruenses dignos.  













   

Um comentário: